Ressalto Relatorio de numero de Froude
A determinação da resistência hidrodinâmica teve seu início com Froude (William), que através de “pesquisas” realizadas em embarcações navegando, propôs uma sistemática utilizada até os dias de hoje, sendo conhecida por “Teorema de Froude”. A abaixo ao lado, criada pelo próprio Froude, mostra as observações realizadas e são a base de sustentação de seu “Teorema” (método, critério, sistemática): as embarcações em movimento, independente do porte e de forma geométrica usual, geram ondas;
b) a força necessária para movimentar a embarcação pode ser decomposta em 2 (duas) componentes: a de Atrito, em decorrência da viscosidade da água; e outra, denominada Residual, que considera todas as demais componentes (ondas, forma geométrica, imperfeições do casco).
Ressalte-se que Froude não propôs modelo matemático algum para determinar os valores dessas componentes de resistência hidrodinâmica: resistência residual e resistência de atrito. No entanto, propunha a utilização de modelos em escala e da Análise Dimensional (coeficientes ou números adimensionais) que relacionasse os resultados obtidos em modelos com os respectivos protótipos. As formulações para cálculo das componentes foram propostas posteriormente por diferentes pesquisadores, com estudos em diversos tipos de navios.
MATERIAL
Canal aberto com inclinação, peças para a ocorrência de turbulência.
PROCEDIMENTO
Colocar as peças ao longo do canal, ocasinonando turbulência e, medir o escoamento torrencial, crítico e fluvial.
OBSERVAÇÕES
É necessário em alguns casos, colocar uma estrutura que promova a redução da velocidade e a dissipação de energia, para evitar erosão e degradação do canal.
CÁLCULOS
Nome atribuído em homenagem a William Froude, pioneiro nos estudos de resistência hidrodinâmica e propulsão (mecânica) de navios. Representa relação entre força de inércia (ρSv) e peso - força gravitacional - (ρSg).
Experimento 1