Psicologia Experimental
Nome do experimento: Extinção da resposta de pressão à barra; Reforço secundário; Recondicionamento de resposta de pressão a barra (CRFIII).
Nome da dupla: Laura Christofoletti e Marilia Scabora
Box: 14 N° do rato: 14 DATA: 24/10/2013
Rotina de inicialização.
A dupla se dirigirá ao Laboratório de Psicologia Experimental, guardará os materiais na antessala. Darão inicio à rotina inicial. A aluna E1 limpará a gaiola com água e papel toalha, colocará papel toalha na bandeja de detritos, ligará a unidade de controle de bebedouro à tomada, colocará água no reservatório e verificará o funcionamento da caixa operante, havendo qualquer irregularidade comunicará a professora para as devidas providências. E2 buscará o animal no biotério para dar inicio as praticas.
Extinção de RPB. Procedimento: Colocaremos a chave de comando da caixa na posição manual. Iremos observar e registrar a frequência de respostas de pressão a barra e outras respostas apresentadas pelo animal. Após o encerramento do quinto minuto removeremos a cuba de água. Encerraremos a prática após o animal permanecer cinco minutos consecutivos sem emitir resposta de pressão a barra. Ao termino da extinção daremos inicio ao reforço secundário. Objetivo: Confirmar por meio de um procedimento oposto ao de reforçamento se a resposta de pressão a barra é mantida por suas consequências.
Reforço Secundário. Procedimento: Colocaremos a chave de comando da caixa de controle na posição automática. Registraremos a hora de inicio da prática e continuaremos anotando minuto a minuto a frequência de RPB. A cuba d’agua permanecerá deslocada para fora do bebedouro durante esta prática. Após três minutos contados do inicio desta prática, se não ocorrerem respostas de pressão a barra acionaremos o bebedouro manualmente duas ou três vezes a intervalos de cinco segundo. Encerraremos a prática cinco minutos após a primeira