A SITUAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
DIVISÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
Essa divisão carrega significações,
para entender melhor exige
compreensão de dois termos:
Publico: É tudo aquilo que merece ser mostrado, que possui um valor independente da época ou situação.
Enquanto privado identifica-se com o que precisa ser protegido, escondido, guardado. Na Grécia antiga, o publico identificava-se com vida política, vivida por pessoas com poder de decisão. Já a vida privada, consistia nas cenas do lar pessoa como escravos e mulheres, com isso a distinção entre vida publica e privada, e o domínio da primeira sobre a segunda. Estabelece então para garantir a necessidade dos indivíduos, que a mulher seja responsável pelo trabalho reprodutivo, e o homem pelo trabalho produtivo. A distribuição desses papeis por sexo, demarcava os limites da masculinidade e da feminilidade, assim colocam os limites e possibilidades dos indivíduos apartir do seu sexo.
Para o homem pertencentes o mundo da polis do publico, o limite é a liberdade, ao contrario das mulheres que viviam na luta para ultrapassar a essa limitação. Dentro dessa lógica é que o trabalho realizado pelas mulheres no lar nunca é considerado como tal, e sim como algo de menor importância um simples labor que não precisa ser mostrado. Colocando em posição inferior ao chamado trabalho produtivo. Ao desqualificar o labor, desqualifica -se quem o realiza, e as mulheres são consideradas seres da afetividade em um mundo onde a razão é critério da verdade e do poder.
SITUAÇÃO DA MULHER NO MUNDO DO TRABALHO PRODUTIVO
Mulher, de aço e de flores. Aço, sendo capaz de enfrentar situações difíceis e manter a estrutura fortalecida. Flores, soberana de uma sensibilidade e naturalidade capaz de envolver pessoas e as conduzi-las.
Ao longo de toda história da humanidade, as mulheres eram vistas como fator essencial dentro do lar, para criar os filhos, cuidar de seus maridos e realizar os