A Mulher no Mercado de Trabalho
A importância do tema “A Mulher no Mercado de Trabalho” nos serve de alerta para uma realidade desafiadora, enquanto mulheres e estudantes.
Em pleno século XXI, mesmo com a evolução da sociedade como um todo, ainda podemos constatar disparidades significativas entre os gêneros, como as que serão abordadas, neste trabalho: diferenças salariais e do nível de escolaridade e maior número de homens em cargos de liderança/chefia.
Destacamos também as dificuldades encontradas pela mulher em conciliar a maternidade (cuidado dos filhos), tornando-se, inclusive, um empecilho na conquista de uma vaga de trabalho, conquistas de direitos, e o tratamento dado a situações como as de assédios moral e sexual, ainda recentes e merecedoras de atenção especial.
As temáticas abordadas têm como base assuntos nefrálgicos apresentados na disciplina Filosofia, Ética e Cidadania, os quais fornecem o necessário embasamento teórico.
São muitos os desafios encontrados pela mulher ao se deparar num contexto eminentemente masculino, como o do mercado de trabalho, ainda tão carregado de preconceito e discriminação.
2 Objetivo
Temos por objetivo estimular a reflexão sobre as relações de gênero e as desigualdades derivadas dessa discriminação, seus impactos na sociedade e fomentar a produção de conhecimento na área.
Não há como se furtar à responsabilidade de mudanças e/ou de adaptações ao atual cenário, pois se revela uma tendência e um indicativo dos “novos tempos”, pelos quais vêm atravessando a nossa sociedade.
3 Fundamentação Teórica em Consonância com a Disciplina “Filosofia, Ética e Cidadania”
A mulher tem marcado as últimas décadas mostrando que competência no trabalho também é um grande marco feminino. Como abordado em sala de aula, a simples existência da moral não significa a presença de uma ética; toda a sociedade tende a neutralizar a moral, de maneira a assegurar a sua perpetuação através