Geologia
RODOLFO KOCH WETTER
TRABALHO DE GEOLOGIA:
Ilha surtsey/placas tectônicas
Itajaí
2013
Perguntas:
1) Que tipo de rocha se formou?
R: A rocha que se formou é a rocha Ígnea Vulcânica.
2) Será possível encontrar rocha ígnea plutônica na ilha? Explique.
R: Não é possível a formação de rocha ígnea plutônica na ilha Surtsey por causa de ser muito longe do continente. A rocha presente na ilha é ígnea vulcânica por causa dos vulcões.
3) Por onde (local) a lava saiu? Descreva (tamanho, profundidade, etc).
R: O local que a lava estava saindo era no dorsal oceânica onde estão localizados os vulcões oceânicos. O tamanho dessa fissura era de 500 metros de comprimento com uma profundidade de 140 metros abaixo do nível do mar.
4) Quanto tempo a ilha levou para se formar?
R: A atividade vulcânica começou em 14 de novembro de 1963 e terminou definitivamente em 5 de junho de 1967, ou seja, levou cerca de 3 anos e meio.
5) Dimensão final da ilha?
R: A ilha chegou a um comprimento de 1500 metros e uma altura de 180 metros cobrindo uma área de 2,8 quilômetros quadrados.
6) O que o autor queria dizer com a expressão “uma terra nova se formou”?
R: Devido a formação da ilha, foi possível acompanhar todo o desenvolvimento de geológico e biológico. Devido a longevidade da ilha ao continente, o acompanhamento de toda uma vida nova na ilha foi inédito, por isso o termo “terra nova”.
7) Qual a relação das placas tectônicas com a formação da ilha?
R: A região onde está localizada a ilha de Surtsey é o encontro de duas placas tectônicas que estão se afastando, assim abriu uma fenda no fundo do mar onde a lava saiu e formou a ilha.
8) Existem tremores na terra no Brasil? Explique.
R: Existe, porém são raros e de baixa intensidade. O Brasil fica bem no centro da placa da América do Sul e por causa dessa localização os abalos sísmicos entre a placa Sul