seleção por competência
O termo competência, na esfera da gestão em RH, surgiu na de cada de 1970, ampliou-se nos anos oitenta e passou a fazer parte cotidiana do jargão corporativo em meados de 1990.
Competência é o conjunto de conhecimento, habilidade e atitudes (CHA). É uma habilidade operacionalizada por processos de autoestima e a identificação do sujeito pela ação, determinando assim diferentes graus de competência.
Conhecimento significa o saber, a escolaridade, conhecimentos técnicos adquiridos ao longo da vida. Habilidade significa o saber fazer, ou seja, está relacionada com a nossa experiência com a prática do saber. Atitude significa o querer fazer, que implica desenvolver atitudes relacionadas à obtenção de resultados por meio de conhecimentos e habilidades já adquiridos ou que podem ser adquiridos.
Seleção por competência
Trata-se de um processo por meio do qual a empresa busca atender às suas necessidades de mão de obra, selecionando os candidatos que melhor atendam a essa demanda, tendo em vista a motivação e, principalmente, a avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), agregando, assim, valor aos objetivos organizacionais.
Mapeamento comportamental
A seleção por competência tem início com o mapeamento comportamental, que é a base do processo todo. Indica qual a dominância cerebral de cada indivíduo, e como estas preferências determinam os nossos comportamentos e os valores que motivam a todos nós.
É importante delinear, desenhar, as principais questões desse processo, o que realmente é preciso observar no candidato.
Perfil comportamental
O perfil comportamental é uma metodologia voltada para a avaliação do comportamento de uma pessoa ou do comportamento desejado para uma função, ou seja, tem objetivo de medir e descrever.
O que importa para