O que é a seleção por competência
O processo visa selecionar os candidatos mais qualificados, capazes e de acordo com o perfil exigido para assumir o cargo vago na empresa. Ele é estruturado a partir da definição do perfil das capacidades técnicas e comportamentais, organizacionais e individuais para cada função, outro fator que deve ser considerado é a cultura da empresa.
O Processo de Seleção é elaborado de acordo com as necessidades e exigências do cargo a ser preenchido,
Não basta ter experiência, cursado graduação, ter um segundo idioma e possuir nível de especialização. Hoje o que vale é o que o profissional produziu e agregou de valor com todo o conhecimento que possui, ou seja, os resultados positivos alcançados. Portanto, não basta ter uma série de cursos no currículo, o que será levado em consideração é a utilização que o profissional fez dessas ferramentas e o que o profissional conquistou de resultados na prática com os conhecimentos obtidos.
O que muda em uma seleçaõ por competencia?
Numa entrevista tradicional, existem as perguntas retrospectivas, referentes ao passado da pessoa: "Quantos anos trabalhou num lugar? Quais as tarefas e responsabilidades?" Numa seleção por competências, o objetivo não é fazer um histórico da pessoa, mas um levantamento de suas principais condutas. Para isso, as perguntas podem ser direcionadas tanto para o passado quanto para o futuro.
Obs: há alguns países que estão mais avançados com a seleção por competências, como Chile, Argentina e Colômbia, que têm universidades de RH muito sólidas e uma difusão de métodos mais generalizada para as companhias.