a situação da mulher no mercado de trabalho
Disciplina: A questão feminina
Estudante: Quézia de Freitas Barbosa
Professor: Fábio Costa
A situação da mulher no mercado de trabalho
Existem diversas as desigualdades na sociedade brasileira. Uma das mais marcantes se refere às relações de gênero, constituindo a partir daí as representações sociais sobre a participação da mulher dentro de espaços variados, seja na família, nas instituições religiosas, enfim, na vida em sociedade.
As brasileiras já são mais da metade da população, e pesquisas comprovam que elas estudam mais que os homens e ganham menos trabalhando nas mesmas funções.
O processo de inserção das mulheres no mercado de trabalho muitas vezes é orientado pela divisão sexual do trabalho, e muitas vezes essa divisão posiciona as mulheres nos postos menos prestigiados. Isso se deve a uma cultura social onde o modelo de homem-provedor e mulher-cuidadora ainda permanece e permite que a mulher continue sendo colocada de um só lado, com as atividades de cuidado e assistência aos membros da família e seu engajamento no mercado de trabalho permanece marcado por esse papel.
Existe também uma imensa desvalorização no que se refere ao trabalho doméstico que na maioria dos casos são ocupados por mulheres negras e pobres, são resquícios de uma escravidão que não foi enterrada e persiste por meio do serviço doméstico, infelizmente essa desvalorização está embutida na cultura de muitos empregadores em nossa sociedade.
O grande desafio para as mulheres dessa geração é tentar reverter o quadro da desigualdade salarial entre homens e mulheres, devemos continuar nossa longa batalha contra o preconceito de gênero, mostrar que somos mulheres com muito orgulho. Somos competentes, fortes, corajosas. E provar também que além de ótimas cozinheiras, podem também ser boas motoristas, mecânicas, engenheiras, advogadas e sem ficar atrás de