trabalho
As contribuições de Pierre Baurdieu para a análise do discurso político serão discutidas, em primeiro lugar, os conceitos chaves de sua teoria sociológica, os conceitos por ele criadas para tratar especificamente do comportameto linguístico e , por fim, suas flexões sbre o funcionamento do campo político no que se refere a produção e difusão dos discursos políticos.
Bourdieu da mesmo forma, ao aplicar sua teoria sociológica, em especial os conceitos de hábito e de campo, nos estudos dos fenômenos linguísticos,valoriza o lado ativo e criativo do sujeito sem negligenciar as condionamentos sóciohistoricas do comportamento discursivas. Entretando, esse legado teórico de Boudieu, ao contrário do que ocorre com a teoria elaborada por Charioudeau, tem sido pouco explorada pelas analistas discursas políticas.
1 A teoria Sociológca de Pierre Bourdieu
Pierre Bourdieu, ao longo de suas pesquisas sobre os problemas sociais, procurar construir uma estrutura teórica-metodológico que suprisse as deficincias explicativas da fenomenologia e, o objetigvismo. A nação de hábito foi elaborada para operacionalizar sua maneira de pensar paaxiológica, ou seja, para fazer a medição entre as estruturas objetivos que predispõe os indivíduos a agir em determinado sentido e o sentido da ação efetivamente realizado.
2 O hábito é o conjunto de ideias e representação que os indivíduos incorparam nas diversas trajetórias sociais que percorrem ao longo de sua vida.As diversas trajetórias sociais são: famíliares educacionais econômicas políticas religiosas profissionais
O indíviduo incorporar não apenas a sua maneira de pensar, mas também acumula certo capital social, certo poder simbólico que vai influenciar nas suas tomadass de posição, ou seja, na deterfminação do sentido de suas ações. 3 O hábito não exerce medições apenas entre as estruturas objetivas e as práticas individuais. A medição exercida pelo hábito ocorre também, entre as estruturas objetivas e as