Copom
O Copom (Comitê de Política Monetária) é um órgão que tem como objetivo manter e estabelecer as políticas monetárias das taxas de juros que administram o mercado financeiro e consumidor.
Visa dar transparência e seriedade à decisão da taxa de juro a ser definida, nos moldes do que acontece no ao processo decisório de política monetária.
No regime de metas para a inflação, foi instituído em 20 de junho de 1996, o principal objetivo do Copom é o de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir ameta para a taxa básica de juros no Brasil. Apartir dessa definição,cabe ao BCB, por meio de operações de mercado aberto,buscar manter a Taxa Selic diária próxima a essa meta.
Desde 1996, o Regulamento do Copom sofreu uma série de alterações no que se refere ao seu objetivo, à periodicidade das reuniões, à composição, e às atribuições e competências de seus integrantes. Essas alterações visaram não apenas aperfeiçoar o processo decisório no âmbito do Comitê, como também refletiram as mudanças de regime monetário.
Destaca-se a adoção, pelo Decreto 3.088, em 21 de junho de 1999, da sistemática de "metas para a inflação" como diretriz de política monetária. Desde então, as decisões do Copom passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional. Segundo o mesmo Decreto, se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do Banco Central divulgar, em Carta Aberta ao Ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providências e prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.
Nas reuniões do Copom é composto pelos membros da Diretoria Colegiada do BCB: o Presidente e os Diretores de Política Monetária, Política Econômica, Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos corporativos, Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações de Crédito Rural, Fiscalização, Regulação do Sistema Financeiro, e Administração. O Presidente tem direito ao