Copom
O Comitê de Política Monetário – Copom, foi criado em 20 de Junho de 1996, seu objetivo é de estabelecer a política monetária e de definir a taxa de juros,atualmente passou a ter que cumprir metas para a inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional,formalmente o Copom tem objetivos que são implementar a política monetária,definir a meta da taxa da Selic e seu eventual viés e analisar o Relatório de inflação. Suas reuniões são divididas em dois dias, a primeira sessão participa os membros do Copom e os chefes de alguns setores nos quais são: Depec,Depin,Demab,Deban,Depep e Gerin,além destes participam também o secretario executivo da Diretotia e três consultores da Diretoria e o acessor de imprensa e o acessor especial e de outros servidores do Banco Central do Brasil,quando convocados. Na segunda sessão das reuniões além dos membros do Copom, participa o chefe do Depep. São realizadas oito reuniões por ano.
A última Ata
A ultima Ata do Copom que foi realizada nos dias 27 e 28 de agosto de 2013, com objetivo de analisarem a evolução recente e as perspectivas para a economia brasileira e para economia internacional, relataram alguns pontos específicos importantes nos preços,na industria,emprego,comercio,crédito e inadimplência,ambiente externo. Sobre os preços vimos que houve uma variação de 0,03% em julho após alta de 0,26% em junho.Entretanto a inflação acumulada em doze meses atingiu 6,27% em julho.
A taxa de desemprego atingiu 5,6%em julho,com redução de 0,4p p . A relação
Credito PIB atingiu 55,1% ante 55,2% em junho,a taxa média de juros das operações de crédito do sistema financeiro atingiu 19,1% a.a,a taxa de inadimplência do sistema financeiro corresponde ás operações com atraso superior a noventa dias.Os mercados financeiros obteve incertezas associadas á antecipação da redução dos estímulos monetários por parte do Fed.A taxa real de juros teve expectativas de inflação suavizada para os próximos dozes meses.Diante disso,o Copom