Resenha 1
IHAC – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos
HACA44 – Laboratório de Criação e Práticas Artísticas
Docente: Ivani Santana
Discente: Alessandra Constantino
Resenha 1 - As etiquetas: Jogo, Teatro, Comunicação e A Improvisação em Questão - Jean-Pierre Ryngaert
21/11/2013
Quando pensamos em jogo logo aparece em nossas lembranças alguma atividade esportiva. Isto porque estamos acostumados a pensar o jogo apenas como competição. Porém existem vários tipos de jogo e participamos de alguns em sala de aula.
Desde os primeiros exercícios foi possível perceber que é necessário que todos os que estão participando do jogo têm que estar ligado no outro, como se o corpo de um fosse a extensão do corpo do outro. Todos temos que estar disponíveis para trocar, não é possível fazer parte de um jogo quando estamos sozinhos. Segundo Ryngaert, “joga-se para si, joga-se para os outros, joga-se diante dos outros. A ausência de um destes elementos, ou sua hipertrofia, desequilibra o jogo.”(2005, pag. 33)
Nessa prática em que estamos inseridos não existe ganhador ou perdedor, não estamos aqui para competir e sim para unir, multiplicar e compartilhar. Toda concentração e energia dispensada apenas colaboram para que o resultado seja sempre o melhor possível.
Um destes resultados é a improvisação, um ato que requer atenção, concentração e criatividade. As atividades propostas em sala requereram de nós, todos estes estados.
Como não temos roteiros a seguir, apenas indicações, no início parece que não vamos conseguir avançar sem a racionalização, porém ao passo que as indicações nos vão sendo dadas, o movimento torna-se cada vez mais leve, até chegarmos ao ponto de pensarmos que estamos seguindo apenas a vontade do nosso corpo. Mas não é isso que acontece. Temos que ficar atentos às indicações propostas e também ao jogo estabelecido entre os nossos movimentos e os movimentos do outro e responder de forma rápida, porém