A Sexualidade Hoje
RESENHA
Maria Cristiani Gonçalves Silva
Mestre em Educação pela Unicamp
Grupo de Pesquisa PAIDEIA/Unicamp
NUNES, César A. Desvendando a Sexualidade. Campinas/SP. Papirus. 7ª Edição, 2005.
Desvendando a Sexualidade de César Nunes, sem dúvida, é uma tese que auxilia a todos e todas que desejam compreender a condição humana com mais profundidade. A partir da visão materialista histórica, Nunes nos apresenta a questão da sexualidade humana desde o período Paleolítico até nossos dias, deixando um legado que permite entender a sexualidade em sua totalidade e nos mune de ferramentas na busca de uma sexualidade emancipatória.
Na presente obra, o autor tem como objetivo recuperar os modelos históricos da constituição da sexualidade na tradição ocidental, ressaltando que, se hoje se multiplicam os discursos sobre a sexualidade, sobre o sexo ainda pesam as visões e práticas do patriarcalismo e da proibição religiosa. Busca (re)construir o conceito positivo de sexualidade, discutir os papéis sexuais e os tabus em sua dimensão histórica e, fazer a crítica de uma sociedade que perdeu o espírito erótico. Afirma que ainda hoje a sexualidade é um tema que gera polêmicas, e a educação sexual é um imperativo para esta sociedade que vive as contradições de final e início de milênio.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
A sexualidade é algo amplo, que envolve diferentes fatores sociais, emocionais e históricos, se estabelece por meio das relações com o ambiente e com o outro, transformando-se em algo particular em cada indivíduo. Dentro da história da humanidade, a sexualidade é marcada por intensas mudanças, influenciadas pelas percepções e pensamentos que norteiam diferentes concepções que vão surgindo a partir dos diversos contextos culturais, econômicos, políticos e religiosos.
Com o intuito de perceber a sexualidade em sua totalidade, Nunes faz sua exposição sobre o tema a partir da ciência da história e da