A sedução do discurso
Beatriz Grela Nanin Villanueva
RA 00154814
Capitulo 1
1.1 Delimitações do objeto de pesquisa
A principal ferramenta de um advogado, promotor, jurista é sua argumentação. Essa será sua principal aliada, já que fatos, provas, e testemunhos podem ser contestáveis, descartáveis. Importante notarmos que o principal é o discurso.
Ao iniciarmos o estudo o autor nos mostra a diferença entre a persuasão e a sedução no discurso. A persuasão mostra que o advogado, por exemplo, faz o uso da lógica, opta por mostrar seu raciocínio lógico em seu discurso. Enquanto a sedução é a utilização de um apelo emocional.
O discurso de um advogado nunca terá somente a parte lógica ou a emocional. Será a junção de ambas, porém como Gabriel demonstrara no decorrer do livro a sedução (apelo emocional) parece afetar mais os ouvintes.
O Direito é uma área muito complexa e extremamente ampla, afim de realizar um estudo mais preciso Chalita decide restringir sua obra na área de Direito Penal, pois acredita que essa é onde o discurso tem maior influencia.
Sendo assim veremos os elementos retóricos do discurso, seu peso, suas conseqüências, sua constituição entre outros.
1.2 Sedução, o tema
Gabriel Chalita usa a obra “O Beijo da Mulher Aranha” para demonstrar a capacidade de alcance do discurso, por detrás do livro estão diversos detalhes e mensagens subliminares.
Os dois protagonistas da trama são Molina e Valentim. A primeira tem uma personalidade dramática, emotiva. Enquanto o segundo se mostra um homem racional e lógico.
Ambos são prisioneiros e dividem a mesma cela, Molina é apaixonada por Valentim, que se mostra fechado e não parece interessado. Aos poucos os protagonistas vão se aproximando. Ela costumava contar histórias de livros, e filmes a seu companheiro e assim continuamente vai ganhando a confiança de Valentim.
Seu discurso é moldado, possui diversas mensagens subliminares, cada palavra é