seduçao no discurso
The seduction of the discourse in the jury tribunal in the motion picture A time to kill
Alicio Carlos Ramos
Aluno do 10º período do curso de Direito da Faculdade de Direito de Patos de Minas, sob orientação do Prof. Ms. Geovane Fernandes Caixeta.
______________________________________________________________________________________________
Resumo: Pretende‐se, neste trabalho, analisar a sedução no e do discurso do júri numa pers‐ pectiva semiolinguística. Como objeto de estudo, foi escolhido o filme Tempo de matar, do diretor Joel Schumacher. Por meio da análise do filme, procura‐se identificar as estratégias de sedução mais recorrentes no tribunal de júri. Em situações de confronto jurídico, a verdade pode ser resultado do jogo estratégico da linguagem.
Palavras‐chave: tribunal de júri; semiolinguística; estratégias de sedução; direito e cinema. Abstract: The aim of this work is to analyze the seduction in and of the discourse of the jury in a semiolinguistic perspective. The object of the study is the motion picture A time to kill, by the director Joel Schumacher. Through the analysis of the picture, we tried to identify the most recurrent strategies of seduction in the jury tribunal. In a situation of juridical confront, the truth may be the result of a language strategy game.
Keywords: jury tribunal; semiolinguistics; strategy of seduction; law and cinema.
______________________________________________________________________________________________
1. Considerações iniciais No presente trabalho será realizado um estudo de aspectos semiolinguísticos que permeiam debates no tribunal do júri. Sabe‐se que uma pesquisa nessa direção é uma tarefa árdua, porém não deixa de ser agradável e atraente. Compreender estraté‐ gias de sedução e de