A Reta e o Plano no Espa o
Aplicações na Engenharia
1° período, CEFET – MG 2015
•
•
•
•
•
•
•
Arielle
Bruna Amorim
Clarisse
Débora
Emilly Martins
Gabriella
Layra Ton
«Quem sabe representar o ponto, a recta e o plano; sabe toda a
Geometria Descritiva.»
-Gaspard
Monge
Geometria Descritiva
A Geometria Descritiva, também chamada de geometria mongeana ou método de monge, é um ramo da geometria que tem como objetivo representar objetos de três dimensões em um plano bidimensional.
Esse
método foi desenvolvido pelo francês Gaspard Monge e teve grande impacto no desenvolvimento tecnológico desde sua sistematização. Percebida sua importância, a Geometria Descritiva foi tratada com atenção e considerada, no inicio, como
Problema
Solução
Importância da Geometria Descritiva
Uma vez que a Geometria Descritiva permite, dada a natureza do seu objecto, o desenvolvimento das capacidades de ver, perceber, organizar e catalogar o espaço envolvente, propiciando instrumentos específicos para o trabalhar - em desenho - ou para criar novos objectos ou situações, pode compreenderse como o seu alcance formativo é extremamente amplo. Sendo essencial a áreas disciplinares onde é indispensável o tratamento e representação do espaço como sejam, a arquitectura, a engenharia, as artes plásticas ou o design.
Aplicações na Engenharia
A Geometria Descritiva desenvolve a habilidade de imaginar objetos ou projetos no espaço, e não apenas a leitura ou interpretação de desenhos.
No caso da Engenharia, é exigido a capacidade de pensar em 3 dimensões; sem este tipo de pensamento, mais a habilidde de transportá-lo para o desenho, é impraticável a criatividade, a inteligência para criar coisas novas. São exemplos de aplicações a perspectiva, pontos de fuga e linhas do horizonte.