A relevância da funçaõ do juiz para a sociedade
Primeiramente é bom destacar que o pré-requisito para se tornar um Juiz de Direito é ter curso de bacharel em direito e, para ingressar na magistratura (ser juiz), é preciso prestar concursos específicos.
Constituição Federal:
Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disporá sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princípios
I - ingresso na carreira, cujo cargo inicial será o de juiz substituto, mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e obedecendo-se, nas nomeações, à ordem de classificação.
Uma vez aprovado terá que cumprir todo percurso para alcançar o topo da carreira passando primeiramente pela Escola Judicial, depois ser um juiz substituto nas cidades do interior, até assumir a titularidade em comarca de primeira entrância. A chegada às comarcas de entrância especial leva um longo período percorrido na carreira.
Tamanha dificuldade para se tornar um juiz dar-se-á a tamanha responsabilidade a ser exercida.
Um juiz tem em suas mãos o poder de decidir a vida de uma pessoa. Sentenciar um réu, Dar ganho de causa a uma parte envolvida em litigio com outra ou com outras e a obrigação de fazer prevalecer o Direito.
O Juiz bem sucedido, digo não financeiramente, mas pelas conclusões e sentenças, deve ser um profundo conhecedor do direito, das normas, das jurisprudências e das súmulas vinculantes. Ter a responsabilidade de decidir uma causa com justiça é a expectativa de todo cidadão à figura do magistrado.
Nas cidades de baixa população, a figura do juiz é vista como autoridade em todas às áreas, por ser ele titular das pastas cíveis, criminais e juizados especiais, o MM é mesmo autoridade. Já vi toque de recolher em cidade do interior de Minas, vi proibição de venda de bebida alcoólica após