A relação sujeito/grupo em kaës
Três pilares constituem o psiquismo humano: A sexualidade infantil, a fala e o vínculo. Eles se relacionam entre si e de maneira distinta e fundamental cooperam para a formação do sujeito e para a construção do seu Eu, e para a formação da realidade psíquica inconsciente do vínculo intersubjetivo. O vínculo se dá por meio do ambiente primeiro do bebê, é através dessa relação intersubjetiva com a mãe, que lhe influencia com seus recalques e conteúdos inconscientes, que se dá a construção da sexualidade e da fala. Entende- se por intersubjetividade, todo conteúdo dentro de um espaço de realidade psíquica entre sujeitos afins, ligados por conteúdos em comum, recalques, fantasias, significantes, desejos inconscientes e proibições.
Entendi que o Sujeito se põe no grupo através de identificações, formações do ideal, representações partilhadas, as alianças inconscientes e é afetado pelos vários sujeitos no vinculo. Existe uma ordem de realidade que governa e organiza o sujeito, as pulsões, as fantasias, desejos e conflitos inconscientes, sua realização pessoal e o seu lugar no vinculo que o constitui, esse lugar é decisivo sobre a formação do sujeito do inconsciente, as alianças inconscientes são determinantes na formação do inconsciente do sujeito, em seus conteúdos e na formação de sintomas.
Ficou claro que o sujeito do inconsciente é inseparavelmente sujeito do grupo e do mesmo modo o sujeito do grupo é uma dimensão do sujeito do inconsciente, pois se atraem por identificações, mecanismos de negação conjuntos e singularidades que se completam e se