Trabalhos
Impulsão depende da densidade do fluido
16 de Janeiro de 2013
Escola de Padre Vítor Melícias
Atividade experimental: Marco Correia n.º12, Mª Margarida Antunes n.º13, Mariana Jorge n.º14, Nelson Sousa n.º15, Rita Correia n.º 18
9.ºA
9.ºA
1.º Atividade Experimental
Introdução
* Nesta experiência pretendemos testar a Lei de Arquimedes. O nosso objetivo é descobrir a impulsão, o peso real e o peso aparente de diferentes objetos; * Segundo a Lei de Arquimedes “Qualquer corpo mergulhado num fluído recebe da parte deste uma impulsão vertical, de baixo para cima, de valor igual ao peso do volume do fluído deslocado”.
Material e Reagentes * 1 Dinamómetro; * 2 gobelés (Um com água e outro com água salgada); * 1 corpo esférico de plasticina; * Fio de nylon.
Marco: 1.º experiência – Procedimento, Observações
Nelson: 1.º experiencia – Conclusão
Mariana: 2.º experiencia – Material e Reagentes, Procedimento
Margarida: 2.º experiencia – Observações, Conclusão,
Rita: Perguntas finais
Perguntas finais
1- “ Uma pessoa flutua mais facilmente na água do mar do que na água doce de uma piscina”.
Isso acontece porque a água do mar é mais densa, ou seja, a sua massa volúmica é maior, e apresenta maior capacidade para sustentar corpos do que a água doce. Como a água do mar é mais densa, tende a ficar no fundo, ou seja, é mais fácil para boiarmos nela que na água do rio ou da piscina. 2- Por que razão um grande navio não se afunda, apesar de ser muito pesado?
Um grande navio apesar de ser muito pesado não afunda porque, na água ele sofre o efeito de duas forças contrárias: o Peso, que age de cima para baixo e a impulsão, que age de baixo para cima. O equilíbrio entre essas duas forças faz com que o navio