Ciencias biologicas
As micoses podem ser chamadas de dermatofitose ou tinhas. Esses são um grupo de doenças causadas por fungos.As micoses podem ser superficiais e também podem ser profundas, ou seja, atacarem orgãos internos do organismo. São quadros geralmente graves e cursam com lesões cutâneas..
Os fungos causadores das micoses se alimentam de células mortas da pele (estrato córneo) e da queratina das unhas e cabelo. As partes geralmente afetadas são couro cabeludo e a virilha,unhas,pés,mãos.
Prevenção de futuras infecções
Perder peso para reduzir as zonas interdiginosas no caso de infecções do corpo; Manter a pele limpa e seca, tendo um cuidado especial em secar as zonas interdiginosas e interdigitais depois do banho; Usar toalhas diferentes para secar a zona afectada e o resto do corpo; Evitar o contacto com outras pessoas ou animais a até à cura; Preferir roupa e calçado que permita manter a pele seca, sem transpirar; Não partilhar roupa nem sapatos; Usar antitranspirantes nos pés; Usar chinelos em locais públicos. * Enxugar bem o corpo, após o banho; * Usar luvas ao entrar em contato com o solo; * Não utilizar roupas, toalhas ou utensílios de uso pessoal de fontes desconhecidas (utensílios de manicure, por exemplo) * Não andar descalço em pisos úmidos; * Utilizar roupas de algodão e calçados abertos, pois este tipo de vestimenta não retêm suor; * Não entrar em contato com lesões causadas por micoses, em animais ou outras pessoas; * Ferver as roupas utilizadas por indivíduos com micose; * Evite o contato prolongado com água e sabão, pois podem destruir as defesas naturais da pele; * Observe o pêlo e a pele dos seus animais de estimação;
, quando atingem apenas a camada externa da pele ou profundas.
Tratamento não farmacológico:
Dependendo da zona a tratar deve-se: Lavar diariamente a área