Mr. holland adorável professor
Campus Méier
Docência do Ensino Fundamental e Médio
- Licenciatura em Sociologia -
Disciplina: Dinâmica de Grupo
Professora: Dina Lúcia C. Rocha
Aluno: Carlos Passos de Queiroz
Data: 10/03/2012
1ª Avaliação:
Análise do filme
Mr. Holland
Adorável Professor
Questão: Retire do filme 10 (dez) cenas diferentes, classifique e justifique utilizando a apostila de “Movimentos Grupais”.
1a cena: Mr. Holland dá aula de música para uma classe apática. Constata mais ainda ao perguntar se alguém sabia a diferença entre a escala jônica e a escala dórica; ninguém soube responder, o que era esperado por ele. O professor, então, interage com os alunos para conhecer seu interesse musical, para que saiam do estado de apatia. Enquanto os alunos revelam gostar de rock´n roll, um aluno manifesta ter “preferência” por música clássica. Percebemos através desta cena que o aluno que se diz gostar de música clássica faz uso do movimento de Representação, pois de fato, não tinha preferência por música clássica, mas representou este papel com o objetivo de afastar de si possíveis penalidades e atrair para si os benefícios desta preferência musical.
2a cena: Quando o aluno diz gostar de música clássica, Mr. Holland responde prontamente dizendo com um sorriso: ‘Puxa-saco!’ Então o músico mostra que todos gostam de música clássica sem saber. Exemplifica executando o “Concerto dos Amantes”, de Johann Sebastian Bach, um exemplo de composição clássica datada de 1725, criada a partir da escala jônica; após toca rock´n roll ao piano e mostra a relação entre as canções. Todas são desenvolvidas a partir de escalas musicais. Assim, os alunos saíram do estado de estagnação e se tornaram participativos. Nota-se que o professor, ao chamar o aluno de “puxa-saco“, se utiliza de dois movimentos específicos: o de Espelho, por refletir e mostrar ao aluno a sua própria imagem, permitindo a análise dos seus atos , bem como do