Relatório do filme mr. holland - adorável professor
O impacto da surdez em relação à família ouvinte foi grande. Os pais de Cole, sofreram para aceitar a surdez do filho, principalmente o pai Mr. Holland que acreditava que o filho seria músico igual a ele.
Muitos pais ouvintes quando descobrem que a criança é surda, lamentam a perda do filho perfeito. Apresentam reação de choque, se sentem oprimidos e muitas vezes desistem de sonhos pessoais e profissionais, como é o caso do Mr. Holland que deixou de lado seu sonho de se tornar um grande compositor para se tornar um adorável professor para cuidar dos custos do filho surdo, e assim, com tempo conquistou a todos os alunos da escola.
A orientação médica que os pais receberam foi a de que deviam colocar Cole em uma escola que trabalhasse com oralismo, Cole tinha que trabalhar a fala. No entanto, ele não conseguiu se comunicar e interar com as pessoas, foi então que buscaram informações a respeito e descobriam o bilinguismo, a língua de sinais, em que Cole obteve sucesso na comunicação.
O Oralismo entende a surdez como uma deficiência e visa à integração da criança com surdez com os ouvintes. Acreditam que para a criança surda se comunicar é necessário que ela saiba oralizar.
O Bilinguismo utiliza-se da língua de sinais que é considerada a primeira e principal língua utilizada pelos surdos é a mais eficaz para eles se interagirem com o meio. Tem como principal preocupação os processos comunicativos entre surdos e surdos, e entre surdos e ouvintes. Também se preocupa com a língua oral, desta forma, a língua oral é considerada a segunda língua utilizada pelos surdos na escrita e na fala.
Cole vai crescendo e Mr. Holland se recusa a aprender a língua de sinais e assim não se comunica com seu