Análise do filme: Mr. Holland - Adorável Professor
Mr. Holland era um músico que iniciou sua carreira no magistério para complementar a renda familiar. Diante do desinteresse e da dificuldade dos alunos em acompanhar suas aulas de Apreciação Musical, o mestre resolve transformar os métodos tradicionais da escola. Ao transformar os métodos, transforma também sua relação com os alunos e passa a acreditar que todos têm potencialidades a serem desenvolvidas. O filme desenvolve uma linda história que muito tem a nos ensinar sobre aprendizagem, desenvolvimento e inclusão. Responda às questões e traga na próxima aula.
1) Qual a concepção que o professor apresenta de desenvolvimento e aprendizagem? Justifiquem sua resposta:
Com os seus anos de experiência, o professor soube enxergar e tirar o melhor de cada aluno. Ele percebeu que motivados os alunos aprendem melhor e mais rápido. Logo, os alunos começar a se interessar e a gostar cada vez mais da aula e do professor. Mas o principal é que o Sr. Holland também mostra aos alunos que cada um deles tem algum tipo de talento, e que se trabalharem em cima deste dom, eles desenvolverão suas habilidades de forma simples e natural.
2) Vamos brincar de cineastas. Imaginem que Mr. Holland fundamentasse sua ação pedagógica na teoria inatista, como seria o final destes personagens:
Gertrud Land: Teria se tornado uma musicista de fundo, sem destaque. Sua auto estima seria baixa e não acreditaria na sua força interior suficientemente para se tornar governadora.
Louis: Estaria vivo e ainda morando na mesma cidadezinha. Pois como sempre se esforçava e nem sempre conseguia alcançar a sua meta, ele não passou a não acreditar em si mesmo, não praticou mais nenhum esporte e nem se alistou.
Cole: Este nem teria conseguido falar nem escrever. Como nasceu surdo, Cole acabaria se comunicando através de mímica (não libras) e sons não significativos.
3) Defina com uma frase o que representa para você a proposta de