Análise psico-pedagógica do filme mr. holland- adorável professor.
FACULDADE DE LETRAS E ARTES- FALA
DEPARTAMENTO DE ARTES–DART
LICENCIATURA EM MÚSICA - 7º PERÍODO
DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO II
PROFESSOR JÚNIOR MIRANDA
ALUNO FRANCISCO ROBERLÂNIO DA SILVA LIMA
ANÁLISE PSICO-PEDAGÓGICA DO FILME MR. HOLLAND- ADORÁVEL PROFESSOR.
MOSSORÓ-2012
O filme Mr. Holland Adorável Professor conta a história verídica de Glenn Holland, um aspirante compositor que sonha com o reconhecimento de suas composições e que via o lecionar como a última das opções, só que o a crise financeira o leva a aceitar o convite da senhora Hellen Jacobs para lecionar aulas de música. O filme trata as muitas faces pelas as quais a educação passa ao mesmo tempo em que conta a história de Glenn Holland.
Ensinar torna-se uma arte difícil porque envolve o eu e o outro, e se eu não souber como trabalhar em conjunto numa troca de saberes com meus alunos tirando eles do ponto de conhecimento em que estão e leva-los para um novo conjunto de saberes não terei cumprido o meu papel de professor, ou melhor, de mediador de conhecimentos. Aprender é ser capaz de fazer e/ou compreender algo novo. Só que aprendizagem não é tão simples assim. Por exemplo: uma pessoa sabe uma poesia inteira em francês porque copiou 10 vezes como castigo, há 20 anos e tem apenas uma ideia vaga do que está dizendo quando declama. Podemos dizer que ela aprendeu?
O ensino das escolas é elaborado para a massa e aquela minoria que não consegue aprender com esse sistema de ensino simplesmente vai ficando pra trás, e como o governo tem a obrigação de dar satisfação ao povo, de mostrar resultados, que o dinheiro pago em impostos está sendo bem investido que nós vemos hoje em dia que aluno não pode ser