A relação professor e aluno
De acordo com Dionísia Nanni, a evolução e o progresso da dança através da história não são aleatórios. Obedece a padrões sociais e econômicos, ou nascem da necessidade latente do homem de expressar seus sentimentos e emoções, desejos e interesses, sonhos ou realidade, através das formas mais diversa de dança. Morgada Cunha, autora do livro "Dance Aprendendo, Aprenda Dançando", justifica, por exemplo, a DANÇA CRIATIVA, que tem como uma de suas principais características a identificação da estrutura corporal, a descoberta da formação de uma imagem corporal. "A dança criativa possuí características, valores e finalidades eminentemente educativas, por isso ela deveria integrar os currículos escolares desde a pré-escola até a Universidade." (Morgada Cunha). Baseado em alguns autores, algumas observações feitas com o Show Musical Anchieta Canto e Dança, entrevistas feitas com responsáveis por grupos de dança em escolas e professores de Educação Física, este documento objetiva ilustrar algumas maneiras de trabalhar a dança na escola, tendo em vista que considero a dança uma disciplina do corpo e com uma característica multidisciplinar, ou seja, pode ser relacionada com várias disciplinas. "A prática da teoria é uma forma de gravar de um conhecimento".
OBJETIVOS
Com o presente documento, objetivo verificar como se desenvolvem os projetos de dança na escola, como estes projetos estão integrados ao currículo escolar, e quais as possibilidades de haver esta integração. Quais as condições e como integrar a dança a outras disciplinas e ao currículo; investigar quais os reais objetivos da dança na escola e como alcança-los.
METODOLOGIA
A pesquisa será realizada através de uma revisão bibliográfica referente à dança na escola. Tomarei como ponto de partida o Show Musical Anchieta Canto e Dança, com o qual serão observados ensaios e apresentações do grupo, realizando uma entrevista com a responsável pelo grupo, alguns alunos e pais. Também serão realizadas