A relação Pedagógica
A Relação Pedagógica Jaime Cordeiro Introdução: Primeiro aspecto importante é o trabalho pedagógico caracterizado como uma atividade relacional e interacional, que se faz com “ os outros “ e em função deles, no caso os alunos, a profissão do docente entendida como profissional das relações humanas e se efetivam na e em função da sala de aula.
A própria escola, será entendida como espaço institucional que apresentam um grande campo de relações humanas, nela se desenvolve uma gama de relações, assim como relações de poder e dominação, o disciplinamento e a produção de mentes e corpos dóceis, o que demonstra que a escola possui seu caráter essencial as relações humanas vivenciadas.
“Do ponto de vista da Didática, não se pode ignorar essa dimensão mais ampla, esse enquadramento institucional, administrativo e político do trabalho escolar, mas é preciso que nos concentremos na sala de aula e no ensino que ali se ministra – e consequentemente, na dimensão da aprendizagem.’’ (p.66 )
O ponto de vista dos alunos: “Do ponto de vista dos alunos, a escola é percebida como um espaço de relações sociais e humanas”. (p.67)
“Durante a jornada escolar, os alunos não são totalmente livres, eles têm que enfrentar rotinas, horários e atividades determinadas por outros e realizadas em espaços previamente determinados’’. (p.67)
“Em grande medida, são as relações travadas no âmbito da instituição que acabam sendo responsáveis pela possibilidade de atribuição de sentido para a escola, do ponto de vista dos alunos’’. (p.67) “De outro lado, porém, há que se considerar o fato de que a escola aparece para os alunos, sejam crianças ou jovens, como o principal lugar de encontro com os seus iguais, isto é, como o lugar onde se estabelecem relações mais ou menos duradouras e intensas com pessoas da mesma faixa etária’’. (p.67)
“É nessa dimensão da socialização entre os iguais que se podem experimentar