A prática pedagógica e a relação professor/aluno
A sala de aula é considerada o ambiente favorável às relações entre professor e aluno. Contudo, encontram-se ainda, professores que questionam o não reconhecimento de seu trabalho, mas esquecem de questionar porque seus alunos não correspondem ao que é oferecido em sala de aula e como estão se relacionando com seus discentes. Segundo Almeida (2008), muitas das dificuldades dos alunos são identificadas por meio de sua insegurança e de suas angústias, muitas vezes, em relação ao professor, outras a conteúdos trabalhados em sala de aula. Pensar nesta questão pode ajudar o professor a refletir sobre sua prática em sala de aula. Neste processo a afetividade tem sido um fator essencial no auxilio da aprendizagem assim como a relação professor-aluno em sala de aula. A valorização do ser humano não se resume apenas em boa posição social ou situação econômica favorecida ou aos professores nas propostas pedagógicas construídas em realidade adversa. É preciso que o fator psicológico também
esteja sendo analisado, pois o indivíduo se torna completo quando visto em sua plenitude. A escola é um espaço que deve acolher as crianças e nele deve conter harmonia, pois fora deste contexto não podemos garantir que estes tenham o mesmo olhar a qual procuramos ter. Para melhor entender o objetivo deste trabalho, procuramos dividi-los em três capítulos, como segue: No primeiro capítulo aborda-se uma reflexão sobre a escola como espaço de humanização, e a questão do dialogo como fator indispensável para o processo ensino aprendizagem. Já no segundo capitulo, aprofunda-se a temática sobre a influencia da afetividade e as relações interpessoais para o processo de ensino .
11
No terceiro, aborda-se a questão da afetividade na avaliação, com a certeza de que o aspecto afetivo emocional da relação educador/educando faz toda a diferença no processo ensino aprendizagem.
12
CAPITULO I A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO
1.1 - Prática pedagógica