Epidemia h1n1 no brasil e no mundo
Campinas, SP
2012
Há duas formas para viver sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagres.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagres.
Albert Einstein
ÍNDICE
1. InTRODUÇÃO 05 2. PRINCIPAIS SINTOMAS E DIAGNÓSTICO DA H1N1 06 3. FORMAS DE CONTÁGIO E TRATAMENTOS 08 4. TAMIFLU 09 5. VACINAÇÃO 11 6. HISTÓRICO DA H1N1 NO BRASIL 13 7. HISTÓRICO DA GRIPE NO MUNDO 16 8. MUTAÇÃO GENÉTICA DO VÍRUS 18 9. CONCLUSÃO 20 10. BIBLIOGRAFIA 21
INTRODUÇÃO
A gripe causada pelo vírus H1N1, conhecida popularmente como gripe suína, é uma gripe pandêmica que atualmente está acometendo a população de inúmeros países. A doença é causada pelo vírus influenza A H1N1, o qual representa o rearranjo quádruplo de cepas de influenza (02 suínas, 01 aviária e 01 humana).
É uma doença respiratória altamente contagiosa entre seres humanos, que leva a um quadro de infecção respiratória. Assim como a gripe sazonal comum, a gripe suína por H1N1 pode variar de gravidade moderada a séria. Porém, quando grave e não tratada devidamente, pode ocasionar a morte. A morte é normalmente causada por infecções bacterianas secundárias, que surgem porque o organismo fica debilitado com a gripe, como por exemplo, o quadro de pneumonia, que pode levar a uma insuficiência respiratória.
De acordo com as estatísticas de morte ocasionadas pela gripe, são caracterizados alguns grupos de risco: gestantes, idosos (maiores de 65 anos), crianças (menores de dois anos), doentes crônicos, portadores problemas cardiovasculares, asmáticos, portadores de doença obstrutiva crônica, problemas hepáticos e renais, doenças metabólicas, doenças que afetam o sistema imunológico e obesos. Após contato com vírus, o indivíduo pode levar de 1 a 4 dias para começar a apresentar os sinais e sintomas da doença. Por que “Gripe Suína”?
A gripe Influenza A por vírus H1N1 foi