INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MATERDEI
3099 palavras
13 páginas
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MATERDEICURSO DE ENFERMAGEM
FRANCILENE CARVALHO ALBINO
INFLUENZA A (H1N1): HISTÓRICO, ESTADO ATUAL NO BRASIL E NO MUNDO, PERSPECTIVAS.
MANAUS
2015
FRANCILENE CARVALHO ALBINO
INFLUENZA A (H1N1): HISTÓRICO, ESTADO ATUAL NO BRASIL E NO MUNDO, PERSPECTIVAS.
Trabalho Acadêmico solicitado pelo Instituto de Ensino Superior Materdei do Curso de Bacharel em Enfermagem para obtenção de nota parcial da disciplina Metodologia, Ministrada pela professora Fabiana.
MANAUS
2015
INTRODUÇÃO
A gripe suína ou gripe A é uma forma de gripe aviária, com origem em suínos, que pode ser transmitida aos humanos, através do contato com animais e objetos contaminados e, por sua vez, entre estes. A gripe suína é uma doença respiratória dos suínos causada pelo vírus influenza tipo A, subtipo H1N1. Os focos de gripe suína acontecem regularmente em suínos. Normalmente, os humanos não contraem a gripe suína apesar de, por vezes, as infecções acontecerem. No passado recente, a maioria dos casos humanos de gripe suína foram em pessoas que estiveram em contato estreito com suínos, tais como agricultores.
O contágio entre humanos pode tornar esta gripe pandémica - um surto global de gripe que se espalha rapidamente, por ser um novo tipo de vírus a que poucas pessoas têm resistência. A gripe pandémica é um acontecimento natural que ocorre de tempos em tempos. No último século, houve uma pandemia gripal, em 1918, 1957 e 1968, quando milhões de pessoas morreram em todo o mundo.
HISTÓRIA
O vírus influenza causa epidemias recorrentes de doença respiratória febril a cada um de três anos há pelo menos 400 anos. Determinam também pandemias associadas à emergência de um novo vírus ao qual a população em geral não tem imunidade. Embora não seja possível predizer a ocorrência de uma nova pandemia, desde o século XVI o mundo experimentou uma média de três pandemias por século, ocorrendo em intervalos de 10 a 50 anos.
A maior