Gripe h1n1
Desde a Antiguidade a gripe é uma doença que tem chamado a atenção dos estudiosos das mais diversas áreas de conhecimento por ter dizimado várias pessoas no mundo. Ao longo da História já ocorreram algumas sérias epidemias e pandemias de gripe como a gripe espanhola (1918), Gripe Asiática (1957-58), Gripe de Hong-Kong (1968), Gripe Russa (1977) e agora recentemente a Gripe Suína (2009) que juntas podem ser consideradas como uma das enfermidades que mais tragicamente marcou o passado humano.
Neste trabalho enfocaremos a Gripe Espanhola e a Gripe Suína, ambas causadas pelo vírus H1N1. Sendo que a gripe de 1918 foi a primeira versão do vírus H1N1 e a gripe suína é a quarta geração do referido vírus.
A estrutura do trabalho apresenta-se da seguinte forma: No primeiro momento procuraremos pontuar as diferenças entre os termos Epidemia e Pandemia. Em seguida trabalharemos coma definição da doença, seus sintomas e medidas de prevenção e áreas de risco buscando traçar a historicidade de cada uma delas em seus contextos históricos diferenciados. Por fim enfocaremos as mediações do assistente social na prevenção desta doença na contemporaneidade.
2. DUAS FASES DO H1N1: GRAVES SEQUELAS DA GRIPE ESPANHOALA E DA GRIPE SUINA NA SOCIEDADE.
O mundo já enfrentou grandes epidemias e pandemias. No universo das maiores epidemias e pandemias ocorridas na humanidade merece destaque a gripe, causada pelo vírus Influenza A subtipo H1N1 também conhecido como A (H1N1).
Na atualidade os meios de comunicação têm dado muita evidência para os casos da gripe suína. O vírus da gripe suína (H1N1) é um descendente direto do vírus que causou a maior pandemia da história da humanidade: a gripe espanhola de 1918.
2.1. DIFERENÇA ENTRE EPIDEMAIS E PANDEMIAS
No estudo sobre a gripe é comum nos depararmos com as palavras pandemia e epidemia, mas afinal de contas, qual a diferença entre Pandemia e Epidemia?
A Epidemia ocorre quando uma doença de desenvolve num local de