apostila direito administrativo
Nele nós vemos como as variáveis que influencia o dinheiro com o passar do tempo como a inflação por exemplo.
Isso é importante para fazer a pessoa refletir sobre o que é melhor para uma empresa: Ter o dinheiro rapidamente em mãos ou esperar para receber em longo prazo. Normalmente as pessoas responderiam que é melhor ter o dinheiro em mãos logo. Com base na leitura do capítulo somos encorajados a acreditar que isso é verdade. Quanto mais fácil for para se transformar o dinheiro em caixa melhor, visto que assim você estará preparado para qualquer emergência ou imprevisto.
Dentre as variáveis que levam a perda do valor do dinheiro vale a pena destacar a Inflação. Palavra costumeiramente utilizada como a grande ‘vilã ’ do aumento dos preços o termo é explicado de forma simples utilizando inclusive um exemplo bem explicativo mostrando como o que você consegue comprar com um real hoje, custará um valor maior no futuro (exemplo com um real eu compro 10 balas daqui a um ano, por exemplo, se a inflação subir 10%%, para eu comprar dez balas será necessário um real e dez centavos.).
Logo após é falado sobre a preferência pela liquidez (que é a velocidade com que os ativos podem ser transformados em caixa). Logicamente uma empresa não terá apenas no seu ativo apenas bem circulantes (dinheiro a receber em curto prazo, normalmente até doze meses), dependendo da atividade da empresa, ela terá um ativo não circulante (dinheiro a receber em longo prazo, normalmente acima de doze meses). Um exemplo é uma montadora de carros. A maior parte do seu capital estará investido em fábricas e em automóveis, que são considerados produtos de baixa liquidez, visto que para vendê-los demora certa quantidade de tempo. Ás vezes valer a pena abrir mão de um dinheiro que está em caixa para fazer um investimento de longo prazo. Porém deve-se saber avaliar a situação para ver se o risco compensa o investimento, ou seja, se você irá