A relação do cuidar
RESUMO
Visando refletir e repensar a prática pedagógica, observando a relação do cuidar, do brincar e do educar em classes de 0 a 3 anos da Educação Infantil, além de fazer um levantamento de propostas viáveis que facilitem a prática e viabilizem um melhor desenvolvimento das atividades nessas classes, é o que se pretende discutir nesse artigo. Destacando que nas Instituições em geral, ou se prioriza o educar e o cuidar ou o educar e o brincar e nunca os três juntos, o que fere as diretrizes e documentos que regem a Educação Infantil. Discute, também, sobre a prática educativa dos profissionais de Educação Infantil, que por sua vez, não leva essa tríade a sério e em detrimento do educar esquece-se do cuidar e do brincar, desprovendo, assim, as crianças de vivenciarem aspectos relevantes para o seu desenvolvimento. Apresenta, ainda, a necessidade de se desenvolver propostas que facilitem a pratica do educador e um melhor desempenho e aprendizado das crianças pequenas nessas classes.
Palavras-chaves: Educação Infantil. Prática Pedagógica. Educar. Cuidar. Brincar.
INTRODUÇÃO
No processo de construção do conhecimento, as crianças utilizam as mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. As instituições de Educação Infantil devem oferecer às crianças condições pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas, de natureza diversa, de maneira integrada no processo de desenvolvimento infantil, que permeiam educar, cuidar e brincar.
Visto que, o educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas, de forma integrada, que contribuam para o desenvolvimento das capacidades infantis como as de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, bem como o acesso aos