Relação com o cuidar, o brincar e o educar.
Com o estágio observou-se que a rotina é um movimento de organização de espaço e tempo, que se repete no cotidiano sempre da mesma forma, apenas com algumas mudanças nas atividades pedagógicas.
Como afirma Abramowiiz e Wayskop (1999, p.26) “a rotina orienta a ação da criança, assegura a ela o dia a dia, possibilitando que perceba e se situe na relação tempo-espaço, permitindo modificações, sem necessariamente cair na mesmice, no repetir sempre o mesmo”.
Assim, diversas atividades são desenvolvidas diariamente com as crianças, tais como: horário de chegada, guardar as mochilas no lugar, café da manhã, assistir TV e vídeo, utilizar o parque, brincadeiras com jogos de encaixe, atividades didáticas de coordenação motora, almoço, hora do banho, soninho, hora do lanche e a saída.
O dia começa ás 7h da manhã com a chegada de algumas crianças, as professoras recebem os alunos, eles aguardam a chegada dos demais. As 8h vão para a cozinha onde fazem à oração e tomam o café da manhã, que é variado todos os dias. Após o café, as crianças se encaminham a suas turmas.
As crianças assistem DVDs, com músicas infantis como Xuxa, Patati e Patatá, entre outros, num primeiro momento a professora confere as agendas dos alunos, a qual serve de comunicação entre escola e pais, verifica as anotações e separa o material de cada aluno. Em seguida vai ao parque com eles, onde correm pulam e brincam de faz de conta, como mamãe e filhinha, lobo mal, sobem e descem pelo escorregador, rodam no gira-gira. De acordo com, Abramawicz e Wajskop (1999, p.56) “Ao contrário do que se acredita, nenhuma criança nasce sabendo brincar! Os bebês têm de aprender a brincar com seus semelhantes, adultos, seus bonecos ou brinquedos.”. As brincadeiras são realizadas, tanto na área externa como interna.
Na volta à sala, brincam com peças de montar de diversos tamanhos e com um tapete que montam e desmontam várias vezes. As atividades didáticas acontecem