Cuidar, Educar ou Brincar? Uma relação indispensável à criança da Educação Infantil
Uma relação indispensável à criança da Educação Infantil
Vanessa Beatriz Minzon vanessabeatriz19@yahoo.com.br Resumo:
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de verificar e compreender a importância da relação cuidar, educar e brincar, refletindo sobre sua integração no processo histórico da educação infantil. Desta forma, as reflexões dar-se-ão através de reflexões a fim de compreender a infância hoje, assim, como o processo histórico dos Centros de Educação infantil e por fim, identificar como a integração entre o cuidar, educar e brincar são importantes para a criança de 0 a 5 anos. Levando em consideração o percurso histórico das instituições de educação infantil, podemos perceber que um grande avanço foi alcançado não apenas para os profissionais da área, mas também para as famílias e principalmente para as crianças. Desta forma, a relação cuidar, educar e brincar vem a se configurar um prática pedagógica extremamente rica ao professor e de extrema importância a formação e desenvolvimento das crianças de 0 a 05 anos.
Introdução
Ao olharmos a criança pequena na história percebemos que por muito tempo, a relação entre o cuidar e o educar vinha apenas da família. Porém, decorrentes de mudanças sociais esta aspecto mudou.
Segundo Oliveira (2007), acontecimentos como a abolição da escravatura e a migração da população da zona rural para zona urbana fez com que surgisse a necessidade de criar instituições para atendimento das crianças carentes, porém de acordo com Azevedo e Silva (1999, p. 38) estas “apenas se preocupavam com os cuidados físicos de que elas necessitam”,
Ao longo do período histórico as instituições de atendimento a criança passaram por diversas mudanças e foram ganhando diversos sentidos e aos poucos foi se configurando como um direito da criança.
Atualmente são diversas as discussões sobre a educação infantil como um direito da criança e como esta contribui para sua formação global.