A RELAÇÃO DO BRASILEIRO COM O VOTO.
Por ser um poder democrático o voto deve ser feito de maneira consciente, para que no futuro não gere problemas para a sociedade. Os eleitores têm a obrigação de analisar profundamente seu candidato em convicções e argumentos, para que sua cidade e seu país cresçam favoravelmente. Os candidatos também têm compromisso em relação aos eleitores e devem atender rigorosamente as necessidades públicas da população.
Geralmente esse tipo de relação não ocorre em alguns lugares do Brasil, seja por indignações ou certos atos de corrupção causando na população certas manifestações que na maioria das vezes muitos deixam de votar por estarem decepcionado com o partido e não buscam a melhoria através do voto. O voto deveria ser apenas um direito e não uma obrigação, pois aquele que não está interessado comparece à urna sem consciência do seu importante papel social, apenas pelo motivo da obrigação do voto colocando em jogo o futuro do país. Mas sabe-se que se o voto fosse livre a maioria da população não comparecia as urnas, principalmente pelo desinteresse, considerando todos os políticos ladrões e indignos de receber os seus votos.
Portanto, levando em fato os eleitores, é imprescindível que todos se conscientizem de que muitos não estão preparados para votar conscientemente. O eleitorado deve ser mais selecionado, votando apenas quando tiver convicção do seu ato, pois o voto é a arma mais vigorosa para mudar um