Marketing Político
Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão - Curso de Especialização “Lato Sensu” em Marketing e Comunicação.
COMPORTAMENTO DO ELEITOR – UMA COMPARAÇÃO ENTRE O MARKETING POLÍTICO E O MARKETING COMERCIAL1
Joice Félix2
Otto Herman3
RESUMO
Estudos sobre o comportamento do eleitor e marketing político vem sendo negligenciado no Brasil. Isso se prova pela escassez de trabalhos acadêmicos realizados sobre esse tema, especialmente no âmbito da Administração Pública. A maior parte das pesquisas são realizadas com base no marketing gerencial. Esse estudo pressupõe que o marketing político é uma ferramenta utilizada para influenciar o eleitor e que a escolha política é uma decisão eminentemente racional. Esse estudo passa pela compreensão da incapacidade de separar razão e emoção durante o processo de formação de preferências do eleitor. Este artigo tem o objetivo de realizar uma breve revisão de estudos realizados sobre o comportamento do eleitor, apontando outras perspectivas possíveis para o desenvolvimento da área.
Palavras-chave: comportamento do eleitor, marketing político, emoção e racionalidade.
____________________
Título do Artigo Científico.
2Aluno do Curso de Especialização em Marketing e Comunicação.
3Professor e Orientador/Mestre em Administração UFMG/2006.
1. INTRODUÇÃO
Os estudos que abordam o comportamento do eleitor são escassos, algumas áreas, principalmente as Ciências Sociais e Políticas, esforçam-se para entender o eleitor, bem como suas escolhas e dinâmica de comportamento político.
Entender como o cidadão faz suas escolhas em relação à política é um dos grandes objetivos do marketing político. Os estudos se baseiam da seguinte forma: o eleitor é facilmente manipulável pelas campanhas políticas; as campanhas podem determinar o resultado de uma eleição e o político é encarado como um produto que pode ter a sua embalagem e o seu conteúdo mudados a