Marketing Político
Marketing político é o segmento específico dentro da comunicação mercadológica voltada para o ambiente político que visa estreitar a relação de expectativa de um determinado grupo de pessoas em relação às questões que envolvem seu cotidiano e a materialização da mesma em um candidato a um cargo público no período eleitoral através de suas propostas e projetos, ou seja, políticos que em meio de propostas se elegem, marketing político melhor explicando é uma propaganda política, como nos horários eleitorais. Candidatos a presidência, ministro, prefeito e etc, fazem sua propaganda, voltada para a política e bens da humanidade. Estudo e Ação de mercado, utilizado para segmentar grupos sociais, desejos e anseios da população, desenvolvendo sintonia entre aquilo que o político deseja fazer e o seu público-alvo espera, necessita (pesquisas).
Marketing Político
Segmento marketista de comunicação específico para o ambiente político, que visa planejar e construir uma identificação entre as necessidades dos cidadãos e o candidato político apresentado numa eleição.
O marketista político que trabalha para um candidato e partido estuda as necessidades sócioeconômicas e as exigências dos eleitores como forma de projetá-las na chapa na qual trabalha.
O partido e o candidato precisam significar uma imagem de solução, de esperança e trabalho positivo perante os eleitores. O marketing político, através de várias ferramentas como assessoria de imprensa, pesquisa de opinião, análises de participação de voto por zona eleitoral, busca especificar a melhor estratégia para empenhá-la no discurso de seu candidato.
O candidato é considerado um produto que deve identificar seu target (público-alvo), e os seus desejos e necessidades inerentes. No comércio, enquanto o marketing vende os atributos do produto, na política, vendem-se as competências e promessas de governo do candidato.
O marketing político utiliza técnicas e planejamentos para adequar o