Marketing politico
O que é marketing?
Marketing é a ciência que estuda o comportamento do mercado. No caso do marketing político, é o estudo do eleitorado. Dessa forma, o objetivo do marketing é compreender os anseios e desejos dos eleitores, adequando os discursos e temas para atingir de forma eficiente seu público-alvo: o eleitor.
Qual a diferença do marketing para a propaganda e publicidade?
Publicidade é uma “arma” de convencimento e persuasão. É feita para convencer as pessoas a adquirir aquilo que já está pronto. Já o marketing, se encarrega antes, de estudar os comportamentos e necessidades das pessoas, para somente depois realizar a produção de ações condizentes com tais informações. Ao entender o que se passa na sociedade, determinam-se estratégias a fim de atender os anseios e desejos das pessoas. Assim, o marketing é uma primeira “fase”, em um ciclo onde a propaganda é a “última” e deverá estar sempre vinculada a estratégia oriunda do marketing.
O que difere a propaganda eleitoral?
A propaganda eleitoral se difere da tradicional, principalmente, pelo conteúdo e pela comparação. Na propaganda eleitoral, ao contrário da publicidade de produtos, o que está sendo publicizado são idéias, propostas e projetos sociais, que vêm de uma pessoa que tem história, personalidade, fala, age e pensa. Aliado a isso, é dever da propaganda eleitoral gerar comparações, de pessoas, propostas, passadas e idéias futuras.
Quais as especificidades da comunicação política?
A comunicação política se difere das outras formas, pois é regida por leis distintas, à medida que visa transmitir idéias, conquistar apoios, manter e ampliar espaços, em um ambiente altamente competitivo e disputado. Nesse sentido, o foco é de interesse social, prestação de serviço e utilidade pública, com o objetivo de firmar uma imagem forte e positiva perante a sociedade.
Quais são os tipos de marketing voltados ao mercado político?
O marketing, ciência que estuda o mercado, se subdivide em