Marketing politico
Introdução
Inicialmente, para entender o conceito de marketing político, nada melhor que entender primeiramente o que é marketing em sua abrangência. Segundo Philip Kotler marketing é a atividade humana dirigida à satisfação das necessidades e desejos através de um processo de troca (Kotler, 1980, p. 33).
Para melhor entendendimento, marketing é, então, o conjunto de atividades que visa garantir a maior adesão possível a uma ideia ou a uma causa, que pode ou não ser encarnado na figura de uma pessoa, nesse caso, um político. Tem como função compreender e estimular os desejos e as necessidades dos indivíduos, desenvolvendo produtos com serviços que atendam a essas necessidades e comunicando sua existência à sociedade.
Com o conceito e função de marketing definidos entenderemos o que é e como funciona o marketing político. O Marketing Político é indispensável em um processo eleitoral, sendo ele, técnicas e conceitos mais modernos e eficazes, garantindo uma campanha estruturada, marcante e eficiente atuando em todos os segmentos do eleitorado.
Comparando com campanhas de produtos e serviços: de um lado está o produto/serviço; do outro, o mercado consumidor. Na campanha eleitoral, de um lado o ca ndidato e do outro os eleitores, portanto, assim como os produtos/serviços oferecem benefícios ao consumidor, o marketing político são todos os recursos utilizados na troca de benefícios entre candidatos e eleitores. Esses benefícios, no sentido candidato- eleitores seriam, essencialmente, as promessas, as vantagens do candidato e a sua linha de comunicação. No sentido opost o, ou seja, eleitores-candidato são os votos e as informações necessárias para obtê-los.
Marketing político e marketing eleitoral
Há diferenças entre marketing político e marketing eleitoral, mas muitos autores não levam isto em consideração e publicam trabalhos sobre marketing eleitoral que trazem títulos associados ao marketing político.
O marketing político está relacionado com a