Escada em L
RELATÓRIO SOBRE ESCADA EM “L”
CORONEL FABRICIANO/MG
08 DE AGOSTO 2013
RESUMO
Este relatório contém informações sobre Escada em “L”, tema do grupo três da turma de Edificações 1 para a apresentação do trabalho da matéria de Estrutura do Concreto Armado. Escada em "L", nada mais é do que uma escada reta que interrompe sua subida com um patamar ou degraus em leque e reinicia em outro sentido formando a letra "L" e apresenta um processo de cálculo simplificado, que pode ser utilizado nos casos comuns.
1. INTRODUÇÃO
Uma escada serve, em última instância, para unir um piso a outro. A maneira mais simples de fazer isso é traçar uma linha reta e, assim, percorrer a menor distância possível entre os dois pontos. Quando o desnível a ser vencido for muito grande é aconselhável incluir um patamar de descanso intermediário para proporcionar conforto ao usuário. Como regra geral pode dizer que o patamar é desejável quando o desnível supera dois metros de altura ou quando a escada está em um imóvel público e sua frequência de uso é maior. Em algumas grandes cidades, o código de obras local regulamenta esses valores, que variam de cidade para cidade. Assim, uma escada em "L", nada mais é do que uma escada reta que interrompe sua subida com um patamar ou degraus em leque e reinicia em outro sentido formando a letra "L". Apresenta-se processo de cálculo simplificado, que pode ser utilizado nos casos comuns.
1.1. OBJETIVO
O objetivo funcional de uma escada é unir um piso a outro. Escada em "L", nada mais é do que uma escada reta que interrompe sua subida com um patamar ou degraus em leque e reinicia em outro sentido formando a letra "L".
2. DESENVOLVIMENTO
Este tipo de escada, em “L” pode ter ou não vigas ao longo do contorno externo. As reações de apoio podem ser calculadas pelo processo das áreas. O processo simplificado