A reflexão filosofica
Graduação em Pedagogia
Koch, Ingedore. G. Villaça;Travaglia, Luiz Carlos
Coerência; de que depende, como se estabelece.
Conceição do Coité 2013
Koch, Ingedore G.Villaça; Travaglia, Luiz Carlos.
Coerencia; de que depende, como se estabelece.
Trabalho Acadêmico apresentado ao curso de graduação em pedagogia, da faculdade FACITE, na forma de ficha de citações, como requisito para a obtenção do título de Garduação.
Orientador; Jadione Cordeiro de Almeida
Poliany Mendes Almeida
Conceição do Coité
2013
Koch, Ingedore G. Villaça; Travaglia. Luiz Carlos. Coerência; de que depende, como se estabelece. In------.Texto e Coerência 12º ed. São Paulo. Cortez 2008,p.47-104.
“Os estudos sobre coerência, abstraídas as questões de ênfase e explicitude dos fatores abordados, são quase unanimes em postular que o estabelecimento da coerência depende; a) de elementos linguísticos (seu conhecimento e uso), bem como, evidentemente, da sua organização em uma cadeia linguística e como e onde cada elemento se encaixa nessa cadeia, isto é, do contexto linguístico; b) do conhecimento de mundo (largamente explorado pela semântica cognitiva e/ou procedural), bem como o grau em que esse conhecimento é partilhado pelo(s) produtor (es) e receptor (es) do texto, o que se reflete na estrutura informacional do texto, entendida como a distribuição da informação nova e dada nos enunciados e no texto, em função de fatores diversos; c) de fatores pragmáticos e interacionais, tais como o contexto situacional , os interlocutores em se, suas crenças e intenções comunicativas, a função