a reflexão filosofica
1. Os tópicos relacionados a seguir visam verificar a compreensão dos temas abordados no capitulo ”A reflexão filosófica”. Explique cada um deles:
a) Paralelo entre Sócrates e a atitude filosófica;
Ter atitude filosófica significa filosofar, ou seja, questionar a origem e o “porque” das coisas. Desse modo, a atitude filosófica do homem é despertada, quando este não se contenta com as explicações que lhe são dadas, e procura questionar todas elas. Buscando uma explicação mais coerente para o que é dito óbvio.
Sócrates procurava contestar o saber dos que o procuravam, porém, não se baseava em dogmas e nem nas explicações mundanas. Ele utilizava a maiêutica em seus diálogos, questionava o saber dos homens, os colocava para pensar e refletir sobre o conhecimento que estes julgavam ter, por isso, pode se afirmar que Sócrates tinha atitude filosófica, e também tentava despertar tal atitude nos homens.
b) Diferenças entre filosofia de vida e filosofia;
A filosofia de vida é uma espécie de conjunto de critérios e/ou opções que nos fazem eleger algo ou alguém, como mais importante ou melhor. Ela faz parte do nosso cotidiano, pois está sempre presente em nossas decisões. Já a filosofia é a reflexão do cotidiano, a busca da verdade aas coisas, desse modo, pode ser compreendida como questionadora da filosofia de vida, pois põe em cheque o “porque” dos critérios e/ou opções que fundamentam esta.
c) Ciência e filosofia;
A ciência estuda a realização dos fenômenos, o que são eles. Ela tende a especialização, a busca por um resultado e como foi feito o caminho para que se chegasse a esse resultado, e a filosofia estuda o “porque” dos conceitos criados pela ciência, busca dar sentido a experiência, discute o valor do método científico.
d) Caracterização da reflexão filosófica
A reflexão filosófica é o pensar no próprio pensamento, colocar-se em questão. Ela deve ser radical, pois vai às raízes das coisas, busca desvendar os porquês das mesmas; também