Reflexão Filosófica
A origem da reflexão Filosófica:se deu em tempos imemoráveis. Havia Sábios, Mestres, Naturalistas entre outros Pensadores que entraram em conflito com respostas prontas para suas amplas questões e a partir de tudo isto se aprofundaram por seus próprios pensamentos e fundamentos.
A reflexão filosófica é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si, é como se tivesse sendo refletido. Afinal cabe a filosofia observar e questionar tudo ao redor dela, inclusive ela própria.
No período Mitológico: existiam inúmeras explicações para todas as transformações e todos os fenômenos que ocorriam na natureza, porém com o passar do tempo tais explicações não satisfaziam as pessoas pela sua incoerência. Surgiu então a necessidade de colher informações precisas e racionais sobre tais coisas.
A palavra Filosofia: é de origem grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.
Filosofia Significa: portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
Filosofia é: o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
Filósofo é: um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser.
Os primeiros Filósofos: como buscavam as suas respostas na