impermeabilizaçao
A atividade de impermeabilização é entendida de forma simplória como a adoção de técnicas e materiais com o objetivo de formar uma barreira física ou química contra a passagem da água.
No entanto, a impermeabilização tem uma função muito mais importante, que é a de proteger os materiais de construção contra a degradação provocada pela água, visto que a maioria deles apresentam degradações diversas devido à presença da água.
Os materiais e sistemas de impermeabilização possuem características próprias e variáveis, em função de sua composição química, formulações, etc., apresentando propriedades distintas de resistência à tração, alongamento, aderência, impermeabilidade, absorção de água, durabilidade, etc. Portanto, se os sistemas possuem propriedades variáveis é natural que sua aplicação na construção civil apresente formas de desempenho distintas. Assim sendo, a impermeabilização torna-se uma atividade complexa, visto que os profissionais da especialidade devem conhecer com profundidade as propriedades dos sistemas impermeabilizantes para então deduzir o seu comportamento frente às solicitações impostas pela construção civil.Por outro lado, a construção que servirá de suporte e proteção da impermeabilização apresenta também suas propriedades físicas e químicas intrínsecas dos materiais utilizados na sua construção, que refletem nas exigências de desempenho do sistema de impermeabilização que será utilizado para protegê-lo contra a passagem indesejável da água.
Também, a somatória de materiais distintos para a construção de uma edificação, cada um com propriedades diferentes, bem como da metodologia de aplicação, muitas vezes acarretam em problemas de patologia construtivas, que incidem diretamente no desempenho da impermeabilização e, se a mesma não estiver adequadamente dimensionada, poderá falhar por não resistir aos esforços impostos.
2PATOLOGIAS CAUSADAS POR FALHAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO
2.1 DEFINIÇÃOIMPERMEABILIZAÇÃO
É o ato