Impermeabilização
Centro de Ciências e Tecnologia-CCT
IMPERMEABILIZAÇÃO COM
MANTA ASFÁLTICA
Aluno: Cristiano Gaudencio Bandeira Torres
Recife/ 2013
Universidade Católica de Pernambuco- UNICAP
Centro de Ciências e Tecnologia-CCT
ALUNO: Cristiano Torres
PROF. Sérgio Dias
ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2
MANTAS ASFÁLTICAS
O sistema de impermeabilização que utiliza mantas asfálticas é um dos mais tradicionais na construção civil, devido à grande confiabilidade que apresenta. Porém, como em qualquer tipo de impermeabilização, deve-se atentar para uma boa preparação da superfície a ser tratada.
Há quatro tipos diferentes de mantas asfálticas, assim classificadas em função de seu desempenho frente às solicitações e responsabilidades envolvidas no trabalho de impermeabilização. As espessuras também podem variar. Normalmente são encontradas no mercado espessuras entre 3,0 e 5,0 mm.
Para a perfeita execução dos serviços, o substrato deve estar seco e livre de sujidades, regularizado com argamassa de cimento e areia, com caimento mínimo de 1% para os ralos, e os cantos vivos e arestas devem ser convenientemente arredondados.
A aplicação do impermeabilizante pode ser feita, basicamente, de duas maneiras distintas. A primeira prevê o lançamento de asfalto oxidado derretido por caldeira sobre a camada de regularização e, subsequentemente, com o asfalto ainda fluido e quente, a aplicação da manta asfáltica, que será fixada ao substrato pela adesão gerada pela presença do asfalto fluido. Outra forma de aplicar a manta asfáltica está descrita a seguir.
Inicialmente, aplica-se uma demão de primer asfáltico, a fim de promover uma melhor aderência entre o substrato e a impermeabilização.
Após