Atitude e Reflexão filosóficas
Por um lado ela nega os saberes estabelecidos, os pré-conceitos e os pré-juízos.
Por outro ela interroga sobre o que, o porquê, e como das coisas que nos cercam.
* O que impele o homem a Atitude Crítica é o desejo de saber que nasce da percepção das contradições, incoerências e inconsistências das crenças cotidianas.
* As três perguntas colocadas pela Atitude Filosófica são: Perguntar o que é ? (A Significação), perguntar porque é ? (A Causa), perguntar como é ? (A estrutura” ou “sistema).
A reflexão Filosófica: é o movimento pelo qual o pensamento, examinando o que é pensado por ele, volta-se para si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo.Pensar o pensamento.
A reflexão filosófica organiza-se em torno de 3 questões:
1 Porque pensamos o que pensamos (motivos)
2 O que queremos pensar quando pensamos (conteúdo)
3 Para que pensamos o que pensamos (finalidade)
A condição humana: natureza, cultura, linguagem. / Os Direitos Humanos
Só o homem é transformador da natureza, e o resultado dessa transformação se chama cultura. Mas, para produzir cultura, o homem precisa da linguagem simbólica.
Os símbolos são invenções humanas por meio das quais o homem pode lidar abstratamente com o mundo que o cerca. Depois de criados, entretanto, eles devem ser aceitos por todo o grupo e se tomam a convenção que permite o diálogo e o entendimento do discurso do outro.
A linguagem introduz o homem no tempo, porque permite que ele relembre o passado e antecipe o futuro pelo pensamento
Chamamos trabalho humano a ação dirigida por finalidades conscientes e pela qual o homem se torna capaz de transformar a realidade em que vive.
O homem não nasce homem, pois precisa da educação para se humanizar
A linguagem simbólica e o trabalho constituem, assim, os parâmetros mais importantes para distinguir o homem dos animais.
O homem é o que a tradição cultural quer que ele seja e também a constante tentativa de