Reflexão filosofica
A filosofia nasceu na Grécia por volta dos séculos VI e VII a.C., promovendo a passagem do pensamento mítico ao pensamento racional. Os primeiro filósofos gregos compartilharam de crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que, posteriormente, caracterizaria a filosofia.
Se o mito antes explicava a realidade por meio do sobrenatural ou divino, e afirmava a presença ou interferência dos deuses na vida humana, a filosofia tentará explicar a realidade apenas a partir da razão ou inteligência e usando para tanto apenas o mundo, ou seja, sem o recurso a seres ou coisas sobrenaturais.
2 - a reflexão filosófica deve ser:
Radical: é uma reflexão profunda, que vai até as raízes da questão ou problema, até os seus fundamentos. Quando pensamos em algo, permanecemos na superficialidade do que todo mundo diz ou pensa. Pensar filosoficamente é ir mais além, pensar de modo próprio e profundo.
Rigorosa: porque segue regras e métodos específicos. Para ser profunda, uma reflexão precisa ser realizada com rigor, colocando de lado as conclusões da sabedoria popular ou os preconceitos que trazemos conosco a respeito de determinado tema.
De conjunto: devemos pensar cada problema relacionando todos os seus aspectos, isto é, pensando cada aspecto do problema com relação aos demais, construindo uma visão do todo. Uma reflexão filosófica não pode ser parcial, privilegiando um ponto de vista, mas total ou global.
Sempre que pensamos de modo