A Realidade Docente
Samuel P. Urban
Thaís H. Q. Ramos
Catharina Heiderich
Clara R. S. Ostapenko
Eduardo H. C. Reis
Renata B. Guedes
Francisco Trivinho-Strixino
RESUMO: O presente trabalho apresentará alguns resultados de uma investigação na Escola Estadual Francisco Camargo Cesar (Sorocaba, SP) que tem como objetivo traçar um panorama do processo de aprendizagem, sob o viés das relações professor-aluno e destes atores com relações a Instituição escolar, através da análise das condições do trabalho docente, do contexto burocrático em que este profissional se insere, além dos controles externos sobre o trabalho docente e suas implicações junto ao projeto político-educacional do governo.
PALAVRAS-CHAVE: Realidade docente, ENEM, SARESP, controles externos.
Introdução
Nas últimas décadas a realidade escolar vem sofrendo mudanças que acarretam de maneira significativa a desvalorização do trabalho docente.
Diante de um amplo contexto, considera-se a relação entre os diferentes atores participantes do sistema educacional, a burocracia envolvida, e até os controles externos sobre o trabalho docente e as implicações do projeto político-educacional do governo sobre este profissional. Toda esta situação traz conseqüências ao protagonista de grande importância para a educação. Cuja satisfação pessoal e realidade profissional é de suma importância para este estudo. Para se alcançar melhores resultados em relação ao trabalho docente, estudou-se as condições profissionais Para tal objetivo, realizou-se Para termos uma maior percepção sobre o trabalho docente, optamos por realizar uma entrevista. Os professores entrevistados mostraram-se bem à vontade para responder as questões propostas, o que, de certa maneira, colaborou para chegarmos aos resultados apresentados nesse trabalho.
Relação entre os diferentes atores num ambiente escolar
Professor e aluno
A