Práticas docente nas séries iniciais do ensino fundamental : contextualizando uma realidade.
Resumo: Este artigo surgiu das discussões realizadas em sala de aula orientados pela professora Glória da Paz, fundamentada em Arroyo, sobre o trabalho docente. As práticas educativas utilizadas na educação básica e seus princípios pedagógicos.Cujas reflexões revelam o que aprendemos na prática incorporamos em nosso ser pedagógico. Por este motivo sentimos a necessidade de realizar uma pesquisa em campo,utilizamos como metodologia um questionário semi- estruturado que foi aplicado no município de Filadélfia na escola Artur Pereira Maia, com intuito de aprofundamos como mais propriedade os estudos relacionados á prática pedagógica e de fato compreender a importância da ação como principal desafio para o saber.
Introdução: Sabemos que as ações do cotidiano os acontecimentos relacionados ao nosso modo de viver e a docência do professor ,chamam a atenção ,como desenvolvem suas práticas, somos profissonais dos saberes e também dos processos que formam a mente humana.Com o tempo aprendemos que o que fica para a vida e para o desenvolvimento humanos, além dos conhecimentos que passamos , são as posturas ,os princípios as maneiras de aprender. Segundo Arroyo ( 2000, p.falta a página) Aceitando ou reconhecendo que como ensinamos e oraganizamos os conteúdos ,assegura-se o desenvolvimento intelectual dos educandos, as questões relativas ao como deveriam merecer mais cuidado profissional e maior atenção nos cursos de formação.
No entanto as práticas pedagógicas está direcionada aos conteúdos programáticos preocupados com o que aprenderão os alunos , em determinar conteúdos que defina que o aluno vai passar ou não de ano ou ciclo,são questões que o corpo docente precisa estar fazendo uma reflexão diária de como está direcionando as suas práticas de como ele como profissional educacional pensa e agem diante do acumulados de ferramentas culturais