Anemia
É uma condição em que a concentração de hemoglobina é inferior ao normal, a quantidade de oxigênio liberada para os tecidos corporais esta diminuída. A anemia não é um estado patológico especifico, mas um sinal de um distúrbio subjacente.
Classificação das Anemias
A anemia pode ser classificada de diversas maneiras podendo ser a deficiência de eritrócitos causada por um defeito na sua produção (anemia hipoproliferativa), pela sua destruição (anemia hemolítica) ou por sua perda (sangramento).
Em geral, é possível estabelecer se a anemia é causada pela destruição ou pela produção inadequada de eritrócitos, com base nos seguintes fatores: * A capacidade da medula de responder aos eritrócitos diminuídos (conforme contagem aumentada de eritrócitos no sangue). * O grau de proliferação dos eritrócitos jovens na medula óssea e o modelo pelo qual amadurecem. * A presença ou ausência de produtos finais da destruição dos eritrócitos dentro da circulação.
Manifestações Clínicas
Diversos fatores influenciam o desenvolvimento dos sintomas associados á anemia: a velocidade em que a anemia se desenvolveu, a duração da anemia, as necessidades metabólicas do paciente. A pessoa que se torna gradativamente anêmica, habitualmente apresenta poucos sintomas ou nenhum, a não ser uma discreta taquicardia ao esforço e fadiga. Os indivíduos que costumam ser muito ativos ou que tem demandas significativas em suas vidas tendem a apresentar sintomas , esses sintomas são mais provavelmente pronunciados do que nas pessoas mais sedentárias.
Complicações
Consistem em insuficiência cardíaca, parestesias e delírio. Os pacientes com doença cardíaca subjacente tem uma tendência muito maior a apresentar angina ou sintomas de insuficiência cardíaca do que aqueles sem cardiopatia.
Tratamento Clínico
É direcionado para correção ou controle de sua causa; se a anemia for grave, os eritrócitos que são perdidos ou destruídos podem ser substituídos com a transfusão de